segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Poesia Política

Poesia Política

Tudo é novo debaixo do sol, e entre todas as coisas, a poesia. Passam e voltam as estações, mas na primavera ou no inverno, cresce, floresce e se duplica esta rosa de todos os tempos.

Por isso os poetas cantamos tudo que existiu, que existe, e o que viverá amanhã. A terra e o homem têm perpétua profundidade e fecundidade para nós. Nunca rechaçaremos nada a não ser a cumplicidade com o mal, com o que dana os seres, com a opressão ou o veneno. É essa relação entre a terra, o tempo e o homem que necessita rega e fugor, quer dizer, poesia, para resplandecer e frutuicar, para que a felicidade universal seja nosso reino comum.

Por isso são inimigos da poesia quando dela excluem a luta que é tambem nosso pão de cada dia. Aqueles que nos põe uma fronteira, querem destruir todo o castelo. Aqueles que, politicamente, querem separar a poesia da politica, querem nos amordaçar, querem apagar o canto, o eterno canto.

Eu quero que todos os poetas cantem a rosa vermelha e flor vermelha e a flor branca, os olhos azuis e os olhos negros, os dias de sol sobre a areia e as noites de sombra tempestuosa. Eu quero que todos cantem seus amores.

Se não os fizerem , estão traindo seus próprios mandatos imperiosos. Há, porém, uma traição mais aterradora, e é a de que nosso canto não compartilhe, não recolha ou não guie os caminhos do homem. A sociedade humana e seu destino é máteria sagrada para o cidadão, mas para o poeta é massa crescente , criação profunda, obrigação original. Não há poesia sem contato humano. No pão do amanhã devem ir as marcas do poeta.

Ai daqueles que não compreenderam senão o silêncio, quando a poesia é palavra, e daqueles que só comrpederam a sombra, quando a poesia é luz de cada dia e cada noite dos homens!

Por isso o caminho não vai para o interior dos seres, como uma rede de sonhos. O caminho da poesia vai para fora, pelas ruas e fábricas, escuta em todas as portas dos exploradores, corre e adverte, sussura e congrega, ameaça com a voz pesada de todo o futuro, está em todos os lugares das lutas humanas, em todos os combates, em todas as campanhas que anunciam o mundo que nasce, porque com força, com esperança, com ternura e com dureza fezemos com que ele nasça.
Nós, os poetas?
Sim, nós, os povos!

Los Guindos, novembro de 1952. Pablo Neruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário